A Secretaria Executiva do CEDRUS é composta por servidores designados pelo Secretário de Estado da Agricultura, podendo incluir o Secretário Executivo e demais servidores integrantes do quadro da SEAGRO, conforme área de formação e demandas apresentadas pelos conselheiros.

São atribuições do Secretário Executivo:

I – coordenar, dirigir e executar as atividades administrativas do Conselho.

II – preparar a matéria a ser submetida à apreciação do CEDRUS, inclusive, a constante na Ordem do Dia;

III – convocar os Conselheiros, de ordem do senhor Presidente, com relativa antecedência, para as sessões extraordinárias:

IV – registrar a presença dos Conselheiros, verificando o “quorum” para deliberação;

V – auxiliar as sessões do Conselho;

VI – lavrar as Atas das sessões, assinando-as conjuntamente com o Presidente e Conselheiro presente, depois de aprovado pelo Plenário, e encaminhar as Resoluções para publicação;

VII – registrar a distribuição dos processos aos Conselheiros comunicando-lhes no caso de inobservância, o prazo previsto na legislação pertinente;

VIII – manter arquivo da legislação, dos relatórios das diligências, de exames, de fiscalização e das demais matérias de interesse dos Conselheiros;

IX – apresentar, anualmente ao Presidente, relatórios das atividades do CEDRUS;

X – Coordenar os serviços de expediente, protocolo, arquivo, pessoal, orçamento e de controle de material;

XI – atender  e informar às partes e ao público em geral, sobre as atividades do CEDRUS;

XII – receber, protocolar, autuar, processar, registrar, distribuir, remeter e arquivar processos e documentos;

XIII – orientar e elaborar as propostas orçamentária, juntamente com o Presidente;

XIV – apresentar mensalmente, relatórios das atividades do CEDRUS, mantendo atualizados os registros das suas atividades, juntamente com o Presidente;

XV – providenciar a guarda, controle e uso do material de consumo e permanente;

XVI – comunicar e solicitar informações acerca das questões pertinentes ao CEDRUS.